terça-feira, 3 de novembro de 2009

Introdução

As organizações realizam trabalhos para atingir um conjunto de objetivos. Em geral, o trabalho pode ser categorizado como projetos ou operações, embora os dois ocasionalmente se sobreponham. Elas compartilham muitas das seguintes características:

· Realizados por pessoas
· Restringido por recursos limitados
· Planejado, executado e controlado.

Os projetos e as operações diferem principalmente no fato de que as operações são contínuas e repetitivas, enquanto os projetos são temporários e exclusivos.

Os objetivos dos projetos e das operações são fundamentalmente diferentes. A finalidade de um projeto é atingir seu objetivo e, em seguida, terminar. Por outro lado, o objetivo de uma operação contínua é manter o negócio.

A equipe do projeto, como uma unidade de trabalho, raramente sobrevive ao projeto. Uma equipe criada com o único objetivo de realizar o projeto o realizará e, em seguida, será desfeita e seus membros serão realocados quando da conclusão deste.

É importante observar que muitos processos dentro do gerenciamento de projetos são iterativos. Um gerenciamento de projetos eficaz exige que a equipe de gerenciamento de projetos entenda e use o conhecimento e as habilidades de pelo menos cinco áreas de especialização:

· Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos
· Conhecimento de normas e regulamentos da área de aplicação
· Entendimento do ambiente do projeto
· Conhecimento e habilidades de gerenciamento geral
· Habilidades interpessoais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não use palavras de baixo nível!